terça-feira, 19 de junho de 2012

Review: The Legend of Zelda (NES)

Esse foi um dos mais recentes reviews postado no fórum, e um dos que eu
mais gostei de fazer, espero que vocês também gostem.



The Legend of Zelda





O Jogo


 The Legend of Zelda, em português "A Lenda de Zelda", é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto, o mesmo que criou grandes obras como Mario e Donkey Kong. Os jogos se passam no reino de Hyrule, num ambiente de fantasia. A jogabilidade mistura aventura e ação com elementos de RPG. A série é muito apreciada por suas tramas complexas, quebra-cabeças, jogabilidade e pela superprodução.


História




 O protagonista é o jovem guerreiro Link, cuja missão, na maioria dos jogos, é salvar o reino de Hyrule, a Princesa Zelda e proteger a Triforce, o símbolo deixado pelas deusas, que pode trazer ao mundo uma era de harmonia e prosperidade, mas pode destruí-lo se cair em mãos erradas. Cada um dos triângulos tem um significado diferente, sendo que um significa coragem, outra poder e a outra, sabedoría. O antagonista é Ganon (Ganondorf). Mas a medida que a série progredia, a velha história do "salve a princesa" era expandida, incluindo por exemplo viagem no tempo.


Inspiração





Para criar o tema de Zelda, Miyamoto se inspirou nas suas andanças como criança em Kyoto, explorando cavernas e florestas, além de mitologia nórdica e japonesa. O nome Zelda, segundo o autor, vem da esposa do famoso escritor norte americano Francis Scott Fitzgerald, seu nome completo era Zelda Sayre. Miyamoto disse ter gostado da sonoridade do nome.

 Jogabilidade







 The Legend Of Zelda apresenta uma mistura de ação, quebra-cabeças, aventura, batalha e exploração. Estes elementos têm permanecido constante ao longo da série, mas com aperfeiçoamentos e acréscimos apresentados em cada novo jogo. O jogador é recompensado com frequência para resolver puzzles ou explorar áreas escondidas com itens úteis ou capacidades aumentadas. Alguns itens são consistentes e aparecem muitas vezes ao longo da série, tais como bombas, que podem ser utilizadas tanto como armas e abrir portas bloqueadas ou ocultas, bumerangues, que podem matar ou paralisar inimigos, chaves para portas trancadas, espadas, escudos e arcos e flechas, enquanto outras são exclusivas de um único jogo.


Cada jogo da série Zelda consistiu em três áreas principais: uma overworld em que o movimento é multidirecional, permitindo ao jogador um certo grau de liberdade de ação. Áreas de interação com outros personagens (apenas cavernas ou quartos ocultos no primeiro jogo, mas expandindo para cidades inteiras em jogos posteriores), no qual o jogador ganha itens especiais ou conselhos, e masmorras, áreas de disposição labiríntica, geralmente subterrâneos, abrangendo uma vasta gama de difíceis inimigos e chefes. Cada masmorra geralmente tem um item importante dentro, que é normalmente essencial para a resolução de muitos dos quebra-cabeças, muitas vezes desempenha um papel crucial no progresso através do jogo. Em quase todos os jogos Zelda, navegar em um calabouço é auxiliado por localização de um mapa, que revela a sua localização, e bússola, que revela a localização de itens significativos.



Na maioria dos jogos, a vida é representada como uma linha de corações. O medidor de vida é alimentada de várias maneiras diferentes, incluindo pegar corações deixados por alguns inimigos derrotados, fadas ou nascentes localizadas em locais específicos, ou usar um item como uma poção. Para aumentar os recipientes "coração" receba como o prêmio para derrotar o chefe final de uma masmorra e também para completar certas missões secundárias, que alargam o medidor de vida por um só coração.



Música e som


The Legend of Zelda, como muitos jogos da Nintendo, tem sido notado pelo uso da música. Koji Kondo, que tem sido descrito como a "lenda maior na indústria de áudio de vídeo game" por causa de seu trabalho para a Nintendo, tem composto grande parte da música para a série, embora o último jogo para o qual ele foi o único responsável pela composição da trilha sonora era The Legend of Zelda: Ocarina of Time.


Pelos 25 anos da série lançaram um CD orquestrado com as músicas mais famosas da série.AQUI você confere as músicas e o link para download.


Gameplay



Fonte: YouTube


Conclusão

 Fiquei quase 4h para escrever esse review, e ainda acho que ficou pouco. É difícil escrever sobre um jogo como o Zelda porque tem tanta coisa para se falar e quanto mais você lembra, mais você quer escrever. Um ótimo jogo (todos da série são bons) sou super fã da série como muitos aqui são. Espero que tenham gostado!!!


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