quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reviews: Dungeons & Dragons: Tower of Doom (CPS2)


Review: Dungeons & Dragons: Tower of Doom (CPS2)




O Jogo



Dungeons & Dragons: Tower of Doom foi um jogo lançado em 1993, pela Capcom para seu arcade CPS-2. Ele é baseado no RPG de fantasia medievel de mesmo nome, também conhecido como D&D.

História



Um perverso feiticeiro está tentando conquistar o mundo e envolvê-lo em escuridão. Eis que surgem quatro heróis para impedí-lo: um bravo lutador, uma jovem elfa, um velho anão e um sábio clérigo.

Jogabilidade



Apesar de ser baseado em um RPG de tabuleiro, é um jogo beat 'em up, com rolagem horizontal, um estilo bem tradicional para arcades. No entanto, apresenta sim alguns elementos de RPGs, como: não lineariedade (é possível escolher caminhos para seguir e tomar decisões, o que pode alterar o andamento e o final do jogo), ganho de experiência para progressão de nível do personagem, comprar/coletar itens, desarmar armadilhas, destrancar portas etc.


Estão disponíveis 4 classes de personagens: Lutador (Fighter), Elfa (Elf), Anão (Dwarf) e Clérigo (Cleric), sendo possível até quatro jogadores simultâneos. O lutador é o mais balanceado, pois é mais forte e tem maior quantidade de vida. A elfa tem pouco alcance em combates corpo a corpo e menor força física, mas em compensação possui magias arcanas à sua disposição. O clérico também não é bom no combate corpo a corpo, mas pode transformar mortos-vivos, usar magias divinas, curar ferimentos e possui a melhor capacidade de bloqueio de ataques com seu escudo. 

O anão é o mais poderoso no combate corpo a corpo, devido aos seus combos rápidos. Os personagens podem se movimentar, correr, saltar, atacar ou utilizar itens. Os itens podem ser chaves, armas (adagas, arco e flecha, martelos, óleos explosivos), anéis (magia ou proteção), poções (recuperar energia), pergaminhos de feitiços (utilizados somente pela elfa e pelo clérigo), ente outros.

Conclusão


Esse jogo é indicado tanto para que já é fã quanto para quem deseja conhecer um pouco do universo de D&D, uma vez que os heróis foram baseados em classes de personagens existentes no RPG e os inimigos retirados do Livro dos Monstros. Além disso, esse não é aquele tipo de jogo que uma vez que se consegue chegar ao final, nunca mais se tem vontade de jogar, pois pode-se jogar outras vezes, tomando-se decisões diferentes para que por sua vez a história tome um curso diferente.



Gameplay


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Não sabia que tinham feito um D&D pra uma plataforma de jogos de luta. Mas parece que ficou legal.
    Acho que eu escolheria a elfa pra usar, que gata.

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é muito bom!!!! terminei as duas versões: shadow of Mystara e Tower of Doom.
    Para quem curti de RPG e tem um amigo para acompanhar o jogo fica super divertido, sendo que suporta até 4 players.
    E as Magias são um espetáculo a parte.

    ResponderExcluir