quarta-feira, 11 de julho de 2012

Review: Super Smash Bros. (N64)


Ola, galera! Esse é meu primeiro review aqui no blog. E pra começar vou falar de um jogo de luta que eu gosto bastante: Super Smash Bros.
Lançado em 1999 para o Nintendo 64 os personagens do jogo são as principais estrelas da Nintendo na época: Mario, Link, Samus, Kirby, Yoshi, Fox, Donkey Kong e Pikachu.

História
O jogo começa com a Master Hand abrindo um armário e pegando dois bonecos (ela sempre pega bonecos aleatoriamente, então essa cena quase sempre muda) e colocando eles em cima de uma escrivaninha. Ela arruma a mesa e então começa uma contagem com os dedos. Quando a contagem acaba a escrivaninha vira uma arena de batalha e os bonecos ganham vida. Estranho, não?
Boneco do Mario e do Pikachu estirados no chão

Jogabilidade
Diferente dos jogos de luta tradicionais, o objetivo desse jogo não é derrotar o adversário fazendo com que sua energia acabe, mas sim empurra-lo do cenário de uma forma que ele não consiga mais voltar. Parece difícil, e é mesmo, mas isso que faz o jogo diferente e divertido.
Mas, então pra que serve bater no adversário se o objetivo do jogo é só joga-lo pra fora? Acontece que quanto mais dano o inimigo leva, mas fácil fica dele cair da arena. Então é preciso primeiro enfraquecê-lo pra depois chuta-lo pra fora do cenário.
No jogo cada personagem tem as mesmas habilidades usadas em seus jogos originais. Mas um ponto em comum de todos eles é que todos tem ataques de pequeno e longo alcance.
Mario:
 Claro, ele usa o pulo e seus chutes arrasadores que, dependendo da hora em que são usados, podem jogar o adversário longe. Também lança bolas de fogo iguais as que a Fire Flower proporciona nos jogos 2d (no entanto o item Fire Flower desse jogo atira uma rajada de fogo, não uma bola).

Link:
Obviamente usa a sua espada. Também vem com seu bumerangue para ataques a distancia e com se gancho para puxar os inimigos. Usa ainda suas bombas (esse aí vem todo equipado).

Kirby:
 Esse suga seus inimigos como de costume, mas mesmo com aqueles dois bracinhos, dá socos que mais parecem um Meteoro de Pegasus. Ele também possui uma habilidade bem legal que é a de imitar quem ele engole. Assim se ele engolir a Samus, por exemplo, ele fica com o capacete igual ao dela e ainda pode atirar.

Yoshi:
Usa sua grande língua pra engolir os inimigos e transforma-los em ovos. Também dá socos e chutes ao estilo Jackey Chan e pode dar aquele super pulo que esmaga quem estiver em baixo.

Donkey Kong:
Esse ai é o fortão do jogo. Usa somente suas mãos pra socar os outros. Ele não tem um ataque a distancia como os outros, apenas um soco onde ele se estica todo pra acertar a galera.

Samus:
Além de chutar e socar (algo que ela devia fazer nos seus jogos pra mostrar seu lado karatê) ela usa também seu canhão para atirar nos inimigos. Carregando o ataque, ela solta uma bola de energia que mais parece um Hadouken e que joga quem é atingido nos confins do Judas. Também pode se transformar em bola e soltar suas Bombs.

Fox:
Usa sua pistolinha pra soltar uns lasers igual a do Star Wars (só que o laser dele é rosa). Dá uns socos também e usa até seu rabão pra atacar.

Pikachu:
Usa seus choques pra atacar a distancia e dá cabeçadas ao invés de socos. Usa também seu rabo (ou cauda, sei lá o que é aquilo) pra bater nos outros.
Hora de escolher quem vai lutar

Cenários
Os cenários são os que estão presentes nos jogos de cada personagens (alguns deles, como o cenário da Samus, Zebes, nem existem no Nintendo 64, e tiveram que ser adaptados) .
Alguns deles têm armadilhas pra atrapalhar os jogadores, como Zebes que tem seu ácido que sobe do chão fritando os personagens.
Alem do modo multiplayer, o jogo conta também com um modo aventura (Um Jogador), em que o objetivo é vencer todas as lutas e derrotar o chefão no final. Os adversários são os mesmos personagens, mas pra ficar mais interessante, existem combates em dupla e lutas em que temos que derrotar 18 Yoshis e outras em temos que derrotar 30 personagens do Time Polígono!
E o último inimigo não podia ser nada mais nada menos que aquele que trouxe todos a vida, a Master Hand. Ela usa vários ataques como tapas, socos e até solta balas dos dedos. Diferente das outras batalhas, nessa última não temos que jogar a mão para fora da arena e sim acabar com o HP dela.
Mario enfrentando o maior vilão imaginável

Itens e outros personagens
Os itens presentes no jogo e que aparecem durante as lutas são todos inspirados em itens dos jogos originais de cada lutador. Eles vão desde Fire Flowers que soltam fogo até Pokébolas, passando até mesmo por Sabres de Luz.
 O jogo conta com alguns personagens destraváveis como o Luigi, O Ness da série Earthbound, o Jigglypuff do Pokémon e o Capitão Falcon da série F-Zero. Eles aparecem no fim do modo Um Jogador e para destrava-los é preciso derrota-los em uma luta.
Além dos personagens destraváveis, existem outros como o Donkey Kong gigante e o Metal Mario que só podem ser usados via cheat, mas que aparecem no modo Um Jogador como adversários.
Samus de olho na pistola do Fox

Conclusão
NOTA: 9,5/10
Realmente esse jogo se diferencia de todos os outros do gênero e consegue trazer ação e divertimento juntos de uma vez. Para quem quer fugir dos jogos de lutas repetitivos, é uma ótima pedida. Além de trazer o privilegio de bater nas estrelas da Nintendo com seu personagem favorito XD.


SEE YOU NEXT MISSION...

4 comentários:

  1. Legal seu review, muito bom pra um iniciante...
    Dá gosto de ver o blog movimentado e gente nova chegando, meus parabéns... Embora jogos de luta não façam meu gênero seu review ficou bom.

    ResponderExcluir
  2. Uau, se esse foi seu primeiro review, meus parabens! Ta muito completo e é escrito em uma linguagem de facil acesso que ajuda muito a leitura. So uma coisa que vc pode usar mais e o senso de humor mas isso e opcional ^^. De qualquer maneira parabens e que novos reviews venham e cada vez melhores, tenho certeza que o blog vai crescer muito. See ya

    ResponderExcluir
  3. Valeu, galera! Pensei em não usar muito senso de humor, mas já que pode usar então deixa comigo!

    ResponderExcluir