quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Review: Advance Wars (GBA)


Faz um tempo que não posto reviews no blog porque ando meio ocupado com um projeto meu aqui. Mas arranjei tempo pra escrever sobre um dos meus jogos de estratégia preferidos: Advance Wars.


Esse jogo mistura estratégia e guerra, uma combinação que, aliada à seu incrível realismo , faz do jogo um ótimo divertimento pra quem gosta de pensar e até pra quem não gosta.

História
A história do jogo se desenrola em cada missão, e, ao contrário de alguns jogos do gênero, é muito bem feita. Ela começa com o exército da Blue Moon atacando a Red Star. Você é apenas um aprendiz guiado pela Nell (uma conselheira muito gata), mas depois que vencer algumas batalhas, se torna um dos comandantes (pra falar a verdade não sei o que os outros comandantes fazem que não aparecem).

A primeira missão do jogo (demorei 2 dias pra passar dela)

Jogabilidade
O sistema é parecido com o de jogos como Final Fantasy Tactics, mas é bem mais complexo e apresenta um realismo que não vi em nenhum outro jogo tático.
O objetivo de cada missão é derrotar todas as tropas inimigas ou capturar o Quartel General inimigo. Você tem ao seu serviço soldados, tanques, aeronaves, navios e muitas outras tropas. No entanto, só algumas aparecem nas missões.

• Soldados
Os soldados são as tropas básicas. Elas se dividem em Infantaria e Mecanizada (que usam bazucas, ótimas contra tanques).  Elas também são as únicas tropas que podem capturar Edifícios, que fornecem dinheiro, e o Quartel General inimigo, que dá a vitória à quem o captura.

• Tanques
Se dividem em Tanques e Tanques Médios. Tem grande poder de fogo mas curto alcance.

• Longo alcance
Essas são muito úteis se usadas corretamente. Como o nome diz, elas tem a capacidade de atirar em tropas que estão longe sem ser contra-atacada. No entanto são fracas contra Tanques em combate direto. Desse grupo fazem parte os Lança-Mísseis, Lança Foguetes, Artilharia e Antiaérea, cada uma forte contra um tipo de tropa.

• Marinhas
Esses são os navios e submarinos e, obviamente, só andam na água. Os submarinos podem se esconder dentro da água para não serem atingidos, mas perdem muito combustível se fizerem isso.

• Aéreas
Voam pelo ar (não, voam pela terra, gênio...). Existem os Helicópteros de Batalha, os Caças e os Bombardeios. São muito úteis pois podem passar por cima de qualquer terreno.

• Transporte
Se usadas na hora correta, podem lhe dar a vitória. Elas servem para transportar outras tropas, mas cada uma serve pra um tipo de tropa.
O BTP serve tanto para abastecer quanto para transportar tropas terrestres. O Helicóptero de Transporte transporta e abastece as tropas aéreas. O Cargueiro serve para as tropas marinhas.

Nessa batalha eu perdi legal

Batalha
As batalhas são o principal do jogo. Elas são muito bem feitas e mostram uma animação da tropa atacante e da defensora. Existem vários fatores que desencadeiam na derrota ou vitória da sua tropa:

• A força de ataque da tropa;
• A quantidade de soldados/veículos que existem na tropa;
• As vantagens e desvantagens sobre outras tropas;
• A defesa que o campo em que a tropa está proporciona;

Na batalha você perde ou ganha tropas, dependendo dos fatores acima. Quando não resta nenhum soldado/veículo na tropa, ela é destruída.

Poder de OC
Cada personagem tem um poder especial. O de Andy, por exemplo, é consertar as suas tropas e aumentar o ataque delas por um turno. O do Olaf (que eu chamo de papai noel) é criar uma nevasca que deixa as tropas inimigas mais lentas. Dependendo da hora que você usar esse poder, poderá ganhar uma boa vantagem sobre o inimigo.

A Nell me dando uma mãozinha no tutorial

Tutorial
O jogo conta com um ótimo tutorial no inicio. É um tutorial muito bem explicado e ainda empolgante. É nele que você percebe o quanto o jogo é bem feito e o quanto é difícil.

Conclusão
NOTA: 9,8/10
Pra quem gosta de jogos de guerras e gosta de pensar também, esse é o jogo certo. Talvez tanto realismo faça com que o jogo fique bem difícil, tanto que eu não coloquei nem metade das coisas que esse jogo tem. 
Para aprender mesmo só jogando. O melhor é que ele conta com uma tradução completa para português.


SEE YOU NEXT MISSION...

3 comentários:

  1. Cara muito bom o review,posta depois o link para download em português que eu me interessei muito por esse jogo.

    ResponderExcluir
  2. Legal o game, mas pena que não é ambientado no espaço sideral (Sins of Solar Empire é um jogaço =) - Acho que vou fazer um review dele)

    Nem sabia que o GBA tinha jogos assim... Valeu mesmo pelo review Marcos

    ResponderExcluir
  3. Boa marcos. Desculpa galera eu nao ter postado faz tempo, mas em casa o pc e compartilhado e geralmente e bem distribuido: meu irmao utiliza 3 horas e meia e acaba sobrando meia hora pra mim. E ele ainda sai reclamando. Se eu fizer um review eu vou fazer aos poucos pq assim ta dificil de escrever.

    ResponderExcluir