segunda-feira, 9 de julho de 2012

Review: Metroid Fusion (GBA)


Olá pessoal, andei meio sumido e para compensar vou reupar
 um ótimo review feito pelo nosso amigo Paulo Fars.

Metroid Fusion (GBA)





O Jogo



 São poucos que ainda não ouviram falar da série Metroid, uma das 3 maiores séries da Nintendo junto com Mario e Zelda, este é o quarto jogo da série e o primeiro lançado para o GBA, sequência direta de Super Metroid, lançado em 1994 para SNES. Metroid Fusion foi lançado em 2002 e foi desenvolvido pela Nintendo Research & Development 1, a mesma que criou Super Metroid.





História


Samus é enviada para escoltar um grupo de cientistas ao planeta SR388, planeta natal dos extintos Metroids, lá ela é atacada por um parasita chamado X, na volta à estação o X invade seu sistema nervoso e faz com que ela colida com um asteróide, sua nave a ejeta momentos antes do impacto .Ela é resgatada do espaço e levada ao Quartel General da Federação Galáctia onde passa por um procedimento para retirar sua Power Suit que foi infectada pelo X, mas mesmo assim o X continua se espalhando pelo seu sistema nervoso tornando quase impossível a retirada de todos. Uma cura é criada pela equipe, uma vacina de Metroid Anti-X, ela funciona e Samus fica curada da infecção. Durante a cirurgia acontece uma explosão inexplicável no Laboratório Biológico Espacial, onde estava as peças da Power Suit de Samus e as amostras coletadas no planeta SR388, então Samus é enviada para investigar e aí o game começa.




"Para mim, uma vida acabada… eu ainda sobrevivi, renasci como algo diferente. Refletindo este fato, eu percebi que o Metroid salvou a minha vida duas vezes."



Jogabilidade

 O jogo é em plataforma 2D, e também o primeiro título realmente linear da série Metroid, já que durante o jogo você deve seguir as ordens de um CO computadorizado, o computador de sua nova nave. Você deve explorar as áreas do laboratório, sempre seguindo as missões de Adam (nome dado por Samus ao computador) sempre em dificuldade acrescente, adquirindo novas habilidades para interagir com o cenário, como o Morph Ball que permite a Samus se tornar uma bola para passar por pequenas passagens ou o Space Jump que permite um salto maior e um salto quando se está em bola, adquirindo também melhorias para seu traje e seu canhão. 

 O jogo se torna interessante por isso, os power-up's são interessantes e fazem sentido e sempre são necessários para prosseguir no game. No jogo quando um inimigo é derrotado ele volta a forma de parasita, mas como Samus esta com os efeitos da vacina você pode absorver estes parasitas. Cada cor de parasita lhe recupera algo, X amarelos aumentam sua energia, X verdes recarregam seus mísseis e X vermelhos recarregam ambos em alta quantidade. No jogo há 6 setores, fora o Convés Principal, cada setor é criado para imitar um ecossistema planetário de SR388, estes setores são:
Setor 1 (SRX), Setor 2 (TRO), Setor 3 (PYR), Setor 4 (AQA) Setor 5 (ARC) e Setor 6 (NOC). Fora os setores há outras salas como:


*"Save Room", onde você salva seu progresso, representadas no mapa pela letra "S"


*"Recharge Room", onde você recarrega sua energia e sua munição, vistas no mapa como a letra "R" 


*"Navigation Room", aqui você recebe suas missões e desenrola a história, representada no mapa pela letra "N"


*"Data Room", sala de dados, aqui você faz download de melhoramentos criados pelo quartel general, representados no mapa pela letra "D"


*"Securite Room", a sala de segurança é onde você destrava as portas, as portas tem niveis de segurança que são representadas por cores, em ordem acrescente estão azulverdeamarelo evermelho, por segurança não são mostradas no mapa, durante o jogo você so encontrará 4.

Durante o jogo você adquirirá mísseis, super bombas e sua munição é contada, para aumentar o numero de munição que você pode carregar existe os "Tanks" que aumentam seu limite de munição, os "Energy Tank" aumenta sua vida.


Exemplo de uma "Data Room"

Exemplo de uma Recharge Room
Os chefes após serem derrotados assumem sua forma X


O vilão, SA-X


 Como todo jogo tem um vilão no Metroid não poderia faltar, o parasita X tem a habilidade de copiar a forma de seu hospedeiro após matá-lo, alem da forma o X copia as habilidades e o conhecimento. O X que estava nas partes da Power Suit de Samus copiou sua forma no auge de seu poder e está no seu encalço durante o jogo, como ainda você está atrás de suas habilidades, no inicio você não é páreo para ela, então o negocio é escapar ou se esconder nos primeiros encontros com ela. Este nome foi dado pelo Adam, computador que vigia sua missão.



É quando você vê ela se aproximando deve se esconder como o cara da foto, ele esta em "bola" uma plataforma acima da SA-X.


Mesma situação de antes só que o cara se escondeu uma plataforma abaixo

Conclusão

 É um otimo jogo, de GBA para mim so perde para Castlevania: Aria of Sorrow, com belos gráficos e um boa trilha sonora, bem sombria de acordo com o game e os efeitos sonoros também são ótimos, cada tiro, cada criatura e cada objeto produz um som diferente e único. Mas por outro lado o jogo se torna um pouco chato por você passar o jogo inteiro recebendo ordens daquele maldito computador, o jogo é assim, você completa missões até o fim do jogo, mas isso não impede que você busque por melhorias, tanques de energia e etc. Mas mesmo assim no começo você é muito limitado para adquirir certos itens então só lhe resta, completar a missão, é um jogo que vale a pena ir até o fim.



 É isso ae, espero que tenham gostado, comentem, estamos aqui para debater sobre este jogo, deêm sua opinião sobre o blog. Até a próxima!

8 comentários:

  1. Zerei esse jogo duas vezes e pretendo zerar de novo. É bem difícil achar todos os itens escondidos porque geralmente tem alguma coisa que impede que a gente vá á algum lugar fora da rota que Adam nos deu.
    Uma coisa bacana é ver a Samus falando com alguém pela primeira vez, sem ser só no inicio do jogo.
    A linearidade tira um pouco a marca do jogo, dando a entender, pra quem nunca jogou outro jogo da série, que Samus meio que não sabe se virar sozinha.
    Ótimo review!

    ResponderExcluir
  2. Ainda vou jogar esse jogo. Gostei do review, nem me lembrava mais dele.

    ResponderExcluir
  3. Opa velho que bom que apareceu! Me manda teu endereço do gmail pra te add como postador. Tu tem futuro hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pergunta foi pra mim:
      mpcc.show@gmail.com
      Até

      Excluir
    2. Era hehe. Ja te mandei o convite, so tu aceitar e sair postando. Boa sorte, se quiser, cria um post se apresentando, dizendo quem e voce, jogos e musicas q tu gosta hehe. Te+

      Excluir
  4. Esse review é do Paulo Fars, eu nem fiz tantas mudanças. Gosto muito da série e vou zerar ele denovo!

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que eu achei legal foi o fato dos X recuperarem a energia de Samus. Isso faz todo o sentido já que a Samus teve o DNA modificado e fundido com o do Metroid, que era predador dos X.
    Já nos outros jogos da série o que recupera a vida dela são aquelas bolas de energia roxas, que ninguém sabe de onde vem nem por que aparecem quando se mata um monstro.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal mesmo. Creio que aquelas bolinhas roxas sejam energia vital dos monstros. Esse é o diferencial do Metroid Fusion.

    ResponderExcluir