sexta-feira, 27 de julho de 2012

Review: Medabots (GBA)

Olá amigo leitor! Trago para você mais este review para vocês e hoje vou estar falando de um jogo que alguns de vocês provavelmente já devem ter ouvido falar algum momento de suas vidas. Pra mim vai estar sendo um prazer compartilhar com vocês meu conhecimentos sobre essa franquia...


Apresento á vocês...



Capa da versão remake do 2º medarot para GBA


Continue Lendo

UM POUCO SOBRE A FRANQUIA

A franquia Medabots (Medarot no original Japonês) teve seu início no ano de 1997 e os primeiros 5 jogos dela foram lançados para o Game Boy Collor e alguns para o Wonder Swan. Infelizmente esses títulos nunca foram traduzidos do japonês para o inglês, o que deixa fãs um tanto chateados por não poderem acompanhar a linha de tempo dos acontecimentos.

1º jogo da franquia na versão Kabuto

Anos depois a série ganhou remakes de seus jogos anteriores e novos títulos para outras plataformas como o GBA, O Game Cube e, mais recentemente, o para o Nintendo 3DS. 

Um aspecto que talvez alguns de vocês tenham notado é que sempre existem duas versões do mesmo jogo (Kabuto e Kuwagata). As diferenças não chegam a ser tantas, no básico o que muda é: seu Medarot; A medalha dele; Alguns ítens; Missões e Quebra-Cabdeças... Nas versões Kabuto você controla medarots do tipo KBT (abreviação de Kabuto) esses medarots são especialistas em ataques com tiros e se assemelham á Besouros Rinoceronte. Por outro lado, os do tipo Kuwagata são focados em ataques de curto alcance e se assemelham aos Stag-Bettles (não encontrei tradução para o nome)


1º jogo da franquia na versão Kuwagata
 Além dos jogos eletrônicos, também foram lançados um anime e um mangá. Ambos não seguem a mesma linha de tempo dos jogos. O anime conta a história do jogo Medarot 2 e segue até Medarot 4, com algumas modificações no enredo.

O anime, que talvez você tenha assistido,
passou na Rede Globo em 2001. Ele veio pra competir com outra franquia de sucesso na época e que é famosa até hoje, POKEMON.

Muitos que assistiram ambos os animes confessaram que as histórias eram muito parecidas, inclusive os personagens. Mas admito que foi muito divertido e envolvente.


Falo aqui como se eu tivesse assistido na é poca em que passou na TV mas só vim terminar de assistir esse anime em Março desse ano. Eu recomendo...

Abertura Japonesa - 1ª temporada:


Pra mim essa foi a melhor temporada do anime, teve muito mais ação, mais piadas e batalhas impressionantes.


Abertura Japonesa - 2ª temporada:
Não gostei muito dessa temporada, retiraram personagens, a história ficou um pouco chata e (mesmo com as transformações do Metabee) as batalhas ficaram meio lentas.

Mas a abertura ficou bacana ;-)


HISTÓRIA

Antes de falar da história do jogo em questão, preciso falar dos acontecimentos ANTERIORES á história do jogo, pois bem...

Em um futuro não tão distante, durante uma escavação, foram descobertos restos de uma antiga civilização que habitou a Terra milhares de anos antes da raça humana. O seres dessa civilização tinham aspecto robótico e, segundo estudos, foi descoberto que essa civilização era amante de combates.

Medalha Kabuto
Mas, devido a essa ânsia de destruição, os Medarolians (como foram chamados) foram extintos. Alguns poucos conseguiram sobreviver mas, percebendo que não durariam muito tempo, decidiram codificar suas mentes em um disco hexagonal (chamado Medalha). As Medalhas possuem a mente do Medarolian e um poder especial, chamado Medaforce.

Durante as escavações foram encontradas centenas de medalhas, daí as equipes de escavação trouxeram algumas para estudos, juntamente com alguns restos de Medarolians. Após muitos estudos percebeu-se que, introduzindo uma medalha, era possível fazer o Medarolian voltar a viver. Mas os corpos robóticos encontrados estavam muito deteriorados pra serem utilizados. Daí, um cientista chamado Eugini Aki, decidiu produzir corpos robóticos (baseados no dos Medarolians) em massa (medalhas também foram clonadas, mas os clones perderam a habilidade de usar a medaforce).

Com uma medalha introduzida em seu corpo, o Medarot podia agir como um ser humano, possuía sentimentos e emoções (mas não tinha memória do seu passado). Foram produzidos medarots de diversos tipos: Aquáticos, Terrestres, Aéreos, Atacantes, entre outros... Para cada tipo existe uma medalha compatível.

Um garoto chamado Hikaru Agata ganha um medarot do tipo Kabuto (chamado Metabee) de seus pais. A medalha Hikaru encontra jogada no chão de um parque e assim inicia suas aventuras ao lado de Metabee. Um dia eles conseguem entrar no campeonato mundial de cyberlutas e se tornam grandes campeões. Os anos passam e algo acontece, Hikaru descobre que Metabee possui uma medalha original e consequentemente um poder muito grande.

Renegade Phantom
No campeonato Mundial seguinte, Hikaru e Metabee lutam bravamente até a ultima luta, mas, durante a mesma Hikaru utiliza a Medaforce mas algo dá errado e Metabee destrói e estádio inteiro. Esse poder provocou uma reação em cadeia devastadora que ativou o lado destrutivo dos Medarots pelo mundo inteiro, esse acontecimento ficou conhecido como os 10 dias de escuridão. 

Como consequência Hikaru foi banido da federação de cyberlutas e desapareceu sem deixar rastros, anos mais tarde ele passa a proteger as medalhas originais de uma organização que quer provocar outros 10 dias de escuridão na Terra, dái surge o Renegade Phantom (o próprio Hikaru disfarçado)


Metabee



     Muios anos depois de tudo isso, começa a história do jogo...

Um garoto de 10 anos chamado Ikki Tenryou é o único de sua escola que não possui um Medarot, seus pais se recusam a comprar um para ele. Um dia, Chidori (a mãe de Ikki) pede a ele para que vá ao mercado comprar ingredientes para o jantar, lá Ikki se encontra com Hikaru (trabalha na loja) que vende o Metabee para Ikki sem ele saber. Ao chegar em casa Ikki descobre que foi enganado por Hikaru e leva uma bronca da mãe que o deixa de castigo, enquanto isso... 

O Pai de Ikki é surpreendido pelo Renegade Phantom que deixa cair no chão a Medalha Kabuto original. Daí, quando chega em casa, o pai de Ikki dá a medalha para o garoto, que fica muito feliz por finalmente possuir um Medarot.

Assim começam as aventuras de Ikki e Metabee, mais tarde, Ikki descobre que não foi por acaso que Hikaru vendeu Metabee para ele e que também Hikaru é o Renegade Phantom.

JOGABILIDADE

O jogo se assemelha com Pokemon (não que eu tenha jogado o mesmo) nos cenários.


Pantallazo de Medabots - Metabee Version para Game Boy Advance

O sistema de batalha também é interessante, nele você pode montar seu Medarot do jeito que você quiser e utilizando qualquer medalha. Peças podem ser adquiridas lutando com adversários que aparecem nos cenário enquanto o personagem se movimenta.

Exemplo de batlha 

As batalhas ocorrem da seguinte maneira, a qualquer momento, enquanto o jogador caminha, uma batalha é invocada. Você pode evitar batalhas com um ítem chamado 'Rubberrobo Medal' mas de início você não tem acesso á esse ítem.

Você pode ver o cenário em que batalha vai ocorrer (dependendo da região onde você estiver, por exemplo: se for numa cidade a batalha será numa rua)
Após pressionar o botão 'A' você pode escolher no máximo 3 Medarots para uma batalha. Após ter escolhido seus lutadores você verá uma linha (como na foto acima) separando seu Medarot do Medarot adversário, há um relógio na parte de baixo que conta regressivamente, cada batalha tem 60 segundos de duração.

OBS: Um Medarot é composto por 4 peças: Cabeça; Braços esquerdo e direito e Pernas. Cada peça possui uma utilidade, por exemplo: a Cabeça do Metabee é um lança mísseis; um de seus braços possui uma metralhadora embutida e no outro há um rifle de precisão; as pernas definem o Metabee como um Medarot terrestre (isso dá uma vantagem de velocidade em terrenos campestres)

Continuando...

Você terá algumas opções, a primeira é denominada 'medaparts' nela você escolhe qual peça utilizar (lembrando que a cabeça SEMPRE terá um limite de uso) 

A segunda é 'medaforce', nela você poderá carregar energia pra utilizar a Medaforce. A medaforce só estrá disponível a partir do momento em que a medalha evolui para o nível 10

Na terceira (a que possui uma Lupa) você pode conferir os status do inimigo

Na quarta opção 'Aim' você tem informações sobre o tipo de ataque com os quais a sua medalha é compatível.

OBS: Certas peças não são compatíveis com certas medalhas, por exemplo: não haverá harmonia entre uma medalha do tipo Mermaid (habilidade: curar) com a peça Submachinegun (habilidade: atirar)

Na quinta opção 'Rotate' você pode programar um esquema de ataques que seu Medarot seguirá sem que você precise  indicar que peça utilizar.

A última opção 'Auto' faz com que seu Medarot faça ataques randômicos, ou seja, ele realizará ataques aleatórios.

DURANTE A BATALHA

O Medarot que alcançar a linha primeiro ataca o outro, dái, após atacar, o Medarot volta para onde estava e o ciclo se repete, você seleciona uma peça, ele ataca e volta.

Caso o ataque dê certo seu inimigo será atingido em alguma peça (cabeça, braços ou pernas ou os três, depender da força do ataque e da resistência das peças do adversário)

Se você conseguir destruir a cabeça do inimigo, o mesmo será destruído e você ganha uma peça dele, do contrário você terá que ceder uma peça para seu adversário, portanto... NÃO PERCA ok??

personalizando seu Medarot
Você pode ter no total 9 Medarots e só pode utilizar 3 por batalha, conseguir os 9 vai dar trabalho, digo isso passei muito tempo tentando encontrar medalhas e esqueletos pra poder montar o Medarot.
Deck de medalhas
ganhando uma Medapart



Conclusão

É uma ótima alternativa pra quem curte RPGs e jogos do gênero 'mecha' afinal, não é um jogo do qual você enjoa rápido mas também possui quebra-cabeças que vão testar suas habilidades de interpretação de problemas.

Prestar atenção aos diálogos é a chave para se ter sucesso nesse jogo, afinal falatório é o que não vai faltar por aqui então preste atenção.

Tem muito pra se falar sobre esse jogo mas acho que ficaria um post muito grande e cansativo.

Mas é isso espero que tenham gostado.

5 comentários:

  1. O anime na Globo era show dew bola, pena que não passa mais. Só achei chato no jogo as batalhas que ocorrem quando você ta andando. Acho que só deveriam acontecer quando se fala com uma pessoa que tenha um Medabot. Só faltou uma versão traduzida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na net tinha um projeto de tradução mas acho que ele morreu. Vou falar com o Gabriel pra ver se ele pode quebrar esse galho.

      Também curti demais o anime, o que acha de baixar ele?

      Excluir
    2. Ia ser uma boa. Até um tempo desses eu tava assistindo on-line, mas parei por que pra assistir aqui em casa no pc é uma tortura (muita gente pra mexer). Baixando eu podia assistir no JXD sem problema.

      Excluir
  2. Nunca joguei, mas gostei do review ^^ . Qualquer dia desse do uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Italo ^^, gostei do Review.

    P.S: Dante_Moraes.

    ResponderExcluir