sexta-feira, 27 de julho de 2012

Review: Castlevania: Symphony of the Night (PS1)

Olá pessoal, hoje vou falar de um jogo que eu considero o melhor do Play1 e o melhor Castlevania. Jogava todos dia, já zerei não sei quantas vezes. Conheço todos as passagens secretas, será um prazer escrever esse review aqui para vocês. 

Castlevania: Symphony of the Night


O Jogo

 Castlevania: Symphony of the Night é um jogo de ação-aventura 2D desenvolvido e distrubuído pela Konami em 1997Ele é o 13º título da série Castlevania, sendo o primeiro a ser lançado para o console PlayStation. Symphony of the Night foi uma obra importante para a série Castlevania
.
Historia

 Quatro anos após a batalha entre Richter e Drácula, a escuridão reaparece. O fantasma do sacerdote das trevas Shaft, morto por Richter,com um novo plano para ressuscitar Drácula. Ele lança um feitiço em Richter, fazendo-o ficar sob seu domínio. Todos estes fatos fazem com que Alucard acorde de seu sono — o mesmo Alucard que se uniu a Trevor Belmont 300 anos antes em Dracula's Curse. Agora Shaft deve ser impedido por Alucard para que a humanidade seja salva. Durante suas andanças pelo castelo, Alucard encontra Maria várias vezes. Eles se ajudam e descobrem a origem do mal de Richter. Alucard salva Richter do encanto, manda o fantasma de Shaft de volta ao inferno e enfrenta seu pai. Alucard o derrota e decide sumir novamente. Neste momento, o chicote "Vampire Killer" é passado de Richter Belmont para a família Morris.
O jogo começa com Richter no castelo do Dracula onde matamos ele.

Depois de matar o Dracula com o Richter começamos com Alucard que logo no começo perde todos os equipamentos para a Morte

Jogabilidade

 Castlevania: Symphony of the Night levou a série a um novo patamar, diferente dos jogos de plataforma "estágio-por-estágio" dos títulos anteriores e introduziu um novo estilo de jogabilidade com elementos de jogos de RPG, o que foi simulado por muitos de seus sucessores na série. Castlevania: Symphony of the Night, diferente dos jogos anteriores da saga, inova com características de RPG como sistema de Level Power Up, itens, equipamentos e a possibilidade de explorar livremente o cenário, pois o jogo não é mais dividido por fases. 

 A respeito dos gráficos, nesta versão para Playstation, evoluíram muito. Todo o cenário, os personagens e monstros são repletos de detalhes. Efeitos de luz e sombra deixam o visual do game impecável para um jogo em 2DO jogo tem uma quantidade impressionante de desenhos, de personagens e monstros, o que proporciona a eles animações suaves, em contraste com movimentos limitados dos jogos anteriores. Apesar de não ter sucesso imediatamente após seu lançamento nos Estados Unidos, Symphony of the Night ainda está presente na lista dos melhores jogos de todos os tempos.


 O jogo tem diversas armaduras, capas, capacete, armas, escudos, algumas são especias e tem poderes :

Esse poder é de um escudo.


Transformações


A transformação no cão é a primeira que você pega no jogo. Muito útil para passar rápido e alcançar lugares que você normalmente não alcançaria. Você pega três bolinhas com cara de cachorro, a cada que você pega mais forte sua transformação fica.



O morcego,  a transformação mais útil, voar para lugares inacessíveis. Você pega três bolinhas do morcego, uma para voar, uma para jogar bolas de fogo e outra para dar força ao Echo, usado para iluminar lugares escuros.



E por último a nuvem/névoa usada para atravessar portas ou passagens como esta da imagem. A primeira bolinha da névoa que você pega só dura 2seg, a segunda já dura até sua mana acabar e a terceira vira uma névoa ácida de cor amarelada.

Spells Book

No Symphony of the Night é possível soltar magias. Os livros das magias você comprar com um velhinho na Biblioteca, você não precisa do livro para poder soltar a magia, só para saber como soltar.


Familiares

 Além das transformações, Alucard pode ter ao seu lado ajudantes. Eles são os Familiares. São cinco ao todo na versão americana, e sete nas versões japonesas de PSX e Saturn. Eles ajudam Alucard de suas maneiras próprias, ganham experiência e aumantam de Lv também. Para ter a ajuda do Familiar é necessário ter pego e ligado seu Relic. Só um Familiar por vez pode ajudar. Vamos conhecê-los.






Bat
Relic: Bat Card
Um familiar ofensivo. Ele é rápido, mas não muito poderoso. Ataca sempre que avista seus oponentes mas tem uma pontaria ruim. Nos níveis mais altos, sua eficiência e velocidade aumentam, mesmo sem ainda causar grandes danos. Quando Alucard se transforma em morcego, este Familiar o segue e se transforma num ajudante melhor, em níveis mais altos ele chama mais morcegos ainda para seguir a transformação.

Ghost
Relic: Ghost Card
Realmente, o Familiar mais lento. Ele demora para se aproximar de um alvo, mas quando o faz começa a retirar energia dele rapidamente, isso se evidencia mais ainda em níveis mais altos. Além disso, nos níveis mais altos, ele é capaz de sugar a energia do inimigo e revertê-la para Alucard. Quando Alucard se transforma em morcego ele estranhamente se assusta e vai embora voltando assim que Alucard volte a sua forma original.

Faerie
Relic: Faerie Card
Familiar defensivo. Ela não tem nenhum poder de ataque. Apesar disso ela cura diversos status que Alucard venha a adquirir e o cura quando sua energia cai a níveis críticos. Nos níveis mais altos ela faz isso com maior frequência, rapidez e eficiência. Se essa utilidade já não basta, ela ainda é capaz de encontrar passagens secretas e avisar Alucard quando as vê.

Demon
Relic: Demon Card
Ele pode ser chato por não perseguir os inimigos muito longe de Alucard, mas o dano que ele
causa aos oponentes é alto. O Demon realmente só ataca quem se aproxima de Alucard e quando
o faz, faz com precisão. Nos níveis mais altos ele aprende magias que causam muito mais dano,
mas que ele só usa quando quer. Ele é o único que atinge os botões nas paredes da Abandoned
e Reverse Mines.

Sword
Relic: Sword Card
Bastante agressivo e o que causa mais dano entre os familiares. No começo perceberá que mesmo atacando quase sem parar, o familiar tem uma péssima pontaria errando quase sempre. Mas nos níveis mais altos ele começa a atingir seus alvos cada vez mais frequentemente até começar a atingir oponentes em sequência. No Lv99 ele pode limpar uma sala em segundos. Também é capaz de realizar a magia Sword Brothers sempre que você quiser (só realizar o comando). Além disso, a partir do Lv50 Alucard pode empunhá-lo como uma arma (muito poderosa aliás).

Yousei (Pixie)
Relic: Yousei KAADO (Pixie Card)
Presente apenas nas versões japonesas. Ela se assemelha muito com o Familiar Faerie, mas é mais poderosa curando muito mais HP e restabelencendo os status de Alucard mais rapidamente. Caso você sente em alguma cadeira pelo castelo (aperte para cima em alguma delas) ela começará a cantar para você. Na versão para Saturn você precisa do Lyric Card para isso.


Hanaakuma
 (Nosedevil)
Relic: Hanaakuma KAADO (Nosedevil Card)
Presente apenas nas versões japonesas. Muito parecido com o Demon só que com uma aparência mais engraçada.


Conclusão

Eu queria escrever mais, mas acho que assim perderia a graça do jogo. Uma coisa chata para os que jogaram pela primeira vez é que quando você acha que acabou que você zerou o jogo, do meio das nuvens nubladas sai um outro castelo. Um castelo de cabeça para baixo com uns monstros muito fortes, com chefes quase impossíveis. A dificuldade do jogo está no segunda castelo. Mas quando você mata o Dracula, da até orgulho. 

Gameplay

Fonte: Youtube



Espero que vocês tenham gostado!


2 comentários:

  1. Não conhecia muito esse Castlevania. Gostei das transformações e dos familiares (nome engraçado). Vou ver se baixo pra dar uma jogadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa MarcoX , esse Castlevania é Épico, eu acho o mais Foda da Série Oo - Dante_Moraes.

      Excluir