domingo, 24 de junho de 2012

Review: Super Mario Galaxy 2 (Wii)



Olá novamente pessoal, como ninguém quis dar o primeiro passo na inauguração do The Legend of Games, eu vou dar ele. Para mostrar que estamos ''de cara nova'' vou lançar um review de um grande jogo do Wii.


------------
                                               
Como pensar em um console da Nintendo sem Mario? É como pensar em Super Nintendo sem Super Mario World, ou o 64 sem o Super Mario 64. Mario se tornou um ícone da marca Nintendo, com seu console mais atual não foi diferente: demorou por volta de 1 ano depois do lançamento do Wii para que Mario Galaxy fosse lançado, quebrando barreiras inalcançáveis no mundo dos games. Mas o mestre Shigeru não estava contente, e decidiu criar a continuação deste jogo, desta vez deixou de ser um Mario para virar um Mario Épico, podendo superar até mesmo o lendário Mario64 e a série Bros. Era neste cenário, em 2010, que a Nintendo lançou uma das obras primas do Wii:

Review: Super Mario Galaxy 2 (Wii)


O Jogo
Como renovar uma franquia que ja tem mais de 25 anos? Talvez essa fosse a dúvida principal dos produtores da Nintendo. Mario já esteve em mundos, ja esteve na água, Mario já esteve em uma ilha, já esteve num castelo... Mas Mario nunca havia explorado um local: O Universo. Criar um jogo deste estilo era um desafio, e receber a aceitação dos gamers era outro. Por sorte, o primeiro Mario Galaxy foi muito bem aceito, e quando Mario Galaxy 2 foi anunciado, muitos acharam que era apenas um sequência caça-niquel, como muitos jogos de hoje em dia. por sorte não era, e o resultado você confere aqui:

A volta do Yoshi

Mário nas Galáxias?
Super Mario Galaxy 2 se passa em uma ''realidade alternativa'' do primeiro Galaxy. A Princesa Peach convida o encanador bigodudo para o Star Festival, tempo onde os Star Bits caem do céu para o Reino dos Cogumelos. Logo no caminho nosso herói encontra uma Luma, que logo se amiga com ele. Chegando no festival, Mario observa um Bowser Gigante que rapta a Princesa Peach e foge para o espaço. Ali começa sua jornada em mais uma vez protagonizando Mario em busca da sua amada Princesa.

Mario e sua amiga Luma partindo para uma nova aventura

Da Fire Flower à Bee Mario
O 4° Mario em 3D traz muitas aprimorações, que vão desde o gráfico, que se tornou muito superior ao seu ancestral 3D, até aos novos power-ups. Desta vez são 6 power-ups que prometem ajudar nesta aventura, que vão desde à antiga Fire Flower até a Bee Suit, que foi reutilizada do primeiro Mario Galaxy.

Fire Flower: A lendária flor de fogo volta em Super Mario Galaxy 2 com algumas peculiaridades. Mario pode lançar bolas de fogo, como normalmente, mas agora é por um período limitado de tempo.
Cloud Mushroom: Neste power-up inédito, Mario pode criar 3 nuvens no ar, que ajudam a alcançar plataformas mais altas. Se tocar na água, Mario perde o power-up.
Boo Mushroom: Este cogumelo faz com que Mario vire um Boo com chapéu vermelho, fazendo com que paredes possam ser transpassadas. Apesar disto, se encostar na luz ou em outro Boo, o power-up é perdido.
Spring Mushroom: Mario entra em uma mola, o que é útil para alcançar localizações altas. Perde o poder se encostar na água.
Rock Mushroom: Mario se transforma em um homen-rocha que pode destruir coisas e inimigos. Perde o poder se perder vida.
Bee Mushroom: O melhor power-up do jogo. Transforma o Mario em uma abelha, lhe dando a capacidade de voar. Perde o poder se encostar na água.
Rainbow Star: A mesma coisa que as anteriores, transforma o Mario no Rainbow Mario, que o faz ser invencível durante alguns segundos.

Da esquerda pra direita: Cloud Mario, Fire Mario, Bee Mario,
 Rainbow Mario, Boo Mario e Spring Mario.

Músicas Orquestradas
Novamente a trilha sonora de Mario Galaxy é orquestrada. Todas as músicas são muito bem feitas, se adaptando a todos os planetas, os destaques são para as músicas em que se enfrentam chefões e a tranquila música da Starship Mario, que passa a sensação de tranquilidade. Todas foram criadas pela Super Mario Galaxy Orchestra, e rendeu até um CD oficial com as músicas de Galaxy 2.


A tranquilizante música de Starship Mario

Conclusão
Qual é o fator que faz um jogo de um encanador bigodudo tão famoso? Talvez a resposta certa fosse um simples ''Mario é Mario''. Até hoje,o Encanador encanta gerações, e pode até me apedrejar, mas para mim, o melhor Mario que já joguei é Super Mario Galaxy 2. Tudo neste jogo está correto, desde seu gráfico, até sua trilha sonora, e a cada jogo, Mario vem para mostrar que é possível criar jogos grandiosos sem precisar de recursos como gráficos potentes, ou sangue jorrando para todos os lados. Deve ser essa a magia deste game, um jogo com uma premissa simples, que não precisa apelar para realismo para cativar uma geração. Me lembro de como era fabuloso jogar Super Mario World, e quando joguei Mario Galaxy 2 eu tive a mesma sensação, o que me faz pensar como esta geração de jogadores será afetada por o velho e insuperável Encanador Bigodudo!


-------------
Até a próxima pessoal, este foi o primeiro passo da The Legend of Games, espero que muitos outros venham, e que levem nosso blog ao sucesso. Espero que tenham gostado e comentem ^^.


3 comentários:

  1. Uau mano, ótimo review. Esse foi um dos melhores que eu já li. Se continuarmos assim, vamos sim levar esse blog ao sucesso. Um ótimo jogo também. Vou fazer um amanha de um jogo do Wii. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente!! Gostei bastante do review, gostei muito do primeiro jogo mas não tive a oportunidade de jogar esse.

    Sobre as músicas, nesse ponto a Nintendo sempre acertou mas dessa vez ela caprichou um bocado! Isso com certeza influi muito na hora de jogar...

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não tive oportunidade de jogar qualquer jogo do Wii, mas parece interessante.
    Parabéns e continue o trabalho!!!!

    ResponderExcluir